
O polaco Krzysztof Kieslowski (falecido em 1996, pouco depois de anunciar a sua retirada do cinema) foi um daqueles raríssimos realizadores que reunia um talento imenso a um conhecimento da linguagem cinematográfica igualmente gigantesco. A sua extensa cinematografia é mais conhecida pelos episódios da série para TV "Dekalog" , a trilogia das cores e o belíssimo A Dupla Vida de Véronique.
Os seus filmes fizeram sensação em festivais no final dos anos 80, e este Krótki Film o Milosci (A Short Film About Love), ganhou por exemplo o prémio do público na Mostra Internacional de Cannes em 1989.
A história não poderia ser mais simples: o jovem Tomek, de 19 anos, vive num grande condomínio de prédios da Polónia comunista, com a avó de um amigo. Ele observa a vizinha, Magda, à distância, com o seu monóculo. Magda é uma mulher madura de vida sexual activa e existência afectiva aparentemente complicada. Tomek trabalha nos correios e envia avisos falsos de chegada de encomendas para que Magda vá visitá-lo na agência, na esperança de que ela lhe dirija uma palavra. Quase todo o filme se desenvolve nestes poucos cenários: os dois apartamentos, a agência dos correios e um hospital. Deste pequeno grupo de cenários, Kieslowski consegue fazer uma obra-prima.
Krótki Film o Milosci (A Short Film About Love) é um filme delicado, reverente, silencioso, que varia entre os momentos de ternura e a violência do desejo. Como no clássico Rear Window (Hitchcock), é também um exercício de voyeurismo cinematográfico fascinante, em que somos atraídos para a história tornando-nos cúmplices da própria curiosidade da sua personagem principal.
Krótki Film o Milosci” era originalmente parte da épica mini-série de TV “Dekalog". Dois destes filmes (este e “Krótki film o zabijaniu (A Short Film About Killing”) foram lançados como filmes no cinema em versões estendidas. Imperdível.
IMDB (8.3)
DOWNLOAD
Sem comentários:
Enviar um comentário