
Les Vampires é um dos filmes que representam o começo da existência do cinema na sua forma comercial. Inspirado no folhetim "Os Subterrâneos de Paris", o filme é na verdade uma série em dez episódios que descreve as proezas de uma sociedade secreta de criminosos e da sua musa (Irma Vep - anagrama de Vampire) hoje considerada obra prima do género. Foi filmada durante a primeira Guerra Mundial nas ruas cinzentas e vazias de uma Paris destroçada. Com Les Vampires assistimos à metamorfose do Cinema de tradição literária, entremeado com a novela gótica Britânica, e a ficção populista onde as forças do bem estão em um permanente conflicto exorcizado pela narrativa. Louis Feuillade junto com Melies , deu ao cinema fantástico a dignidade que hoje ele tem e é um nome a ser descoberto pela nova geração.
Interpretado pela mítica actriz Musidora - a primeira vamp do cinema europeu - , a série ganhou fama graças à admiração que provocou em gente como André Breton e Luis Buñuel, seduzidos pelas imagens oníricas que repentinamente invadiam a narrativa.
Salvo da destruição e após anos de esquecimento, "Les Vampires" voltou a ser exibido a partir da década de 60 em sessões bastante concorridas especialmente em Paris, Londres e Nova York.
A série é constituída por 10 episódios, que poderá encontrar embaixo em 3 ficheiros.
Parte 1
Parte 2
Parte 3
IMDB